Como Desativar o Instagram em 2022 (Passo a Passo)

Tempo de leitura: 7 minutos

Como Desativar o Instagram em 2022 (Passo a Passo)

Já pensou em dar um tempo da rede social mas não quer perder a sua conta? Existe um jeito. Vem saber como desativar a sua conta.

Tem aquele momento em que a gente precisa dar uma pausa nas redes sociais para arejar a cabeça, focar nas coisas da nossa vida pessoal e do trabalho. Todo mundo já se pegou nesse pensamento.

Uma das redes sociais mais populares, o Instagram, te dá uma opção de pausa. Você pode desativar temporariamente sua conta.

Essa desativação é temporária, ou seja, você pode voltar a hora que tiver vontade. Basta seguir alguns passos.

E você não deve confundir o desativar a rede social com excluir a sua conta. A primeira opção é só uma pausa, a segunda é definitiva. E se você decidir voltar, terá de criar uma nova conta.

Tem como desativar o Instagram?

Desativar o Instagram é possível. A rede social dá essa opção para aqueles que optam por fazer uma pausa da vida digital mas não querem excluir a conta de vez. É bom tanto para você quanto para eles.

Você dá a si mesmo o merecido descanso e vai dar mais atenção aos seus cuidados e a você mesmo e a rede social não perde um usuário de fato.

O que acontece ao desativar o Instagram?

Quando você desativa sua conta, ela passa a ser como uma conta fantasma. Ela está ali, mas ninguém a vê.

Existe, porém, uma regra nessa desativação. Enquanto você quiser ficar offline, você não pode fazer o login. A partir do momento que você faz isso, sua conta volta a ser ativa, como era antes.

Então, ao desativar a sua conta, faça isso certo de que você precisa e vai ficar um tempo longe da rede social. Muitas pessoas, ao desativar, costumam deletar o aplicativo para evitar a tentação de entrar na rede. Essa pode ser uma opção, se assim você achar prudente.

Como desativar o instagram temporariamente

O primeiro passo é pegar o computador. Convenientemente, o Instagram só permite a desativação da rede social pelo computador. Não há meios ou opção de desativar a conta pelo celular. Daí a opção de muitas pessoas em deletar o app e baixar depois quando tiverem vontade de voltar.

No seu computador, acesse o site do Instagram (www.instagram.com) e faça o login. Após isso, clique na sua foto de perfil e escolha a opção editar perfil.

Role a tela até a parte de baixo e escolha a opção desativar temporariamente minha conta. Na sequência, informe os motivos da desativação, insira sua senha e confirme.

Pronto, sua conta está desativada.

Dois pontos importantes a serem ditos. Não há um limite de tempo para a conta ficar desativada. Mas ela será reativada no primeiro login feito.

 Outro ponto importante é que o instagram permite uma desativação a cada 7 dias. Então se você desativar hoje e precisar ativar amanhã por qualquer motivo, terá de esperar uma semana até poder solicitar nova desativação.

E como já explicamos, a sua conta será reativada no primeiro login. Se você precisar vincular sua conta do Instagram a um outro serviço, sua conta é reativada automaticamente.

Como desativar o instagram pelo celular

Como citamos um pouco acima neste artigo, o Instagram não colocou uma opção de desativar a conta no aplicativo. É uma forma de evitar a perda de seguidores ou algo do gênero.

Mas, você pode utilizar o navegador do celular para entrar no site da rede social e desativar por lá. O processo é exatamente o mesmo que explicamos acima.

Como desativar o instagram definitivamente

Desativar o Instagram de forma definitiva só pode ser feito com a exclusão da conta. Ela também só pode ser feita no site da rede social.

Vá em editar perfil e depois em ajuda. Lá, você deve procurar a pergunta sobre exclusão e desativação da conta. No tópico de exclusão, você clica no link e segue os passos até a exclusão completa.

Um pouco importante é que durante o período de 30 dias após a solicitação de exclusão você pode reaver a conta. Basta fazer o login e solicitar a reativação. Porém, esse processo pode levar até 90 dias para ocorrer.

Como desativar o modo temporário do instagram

O modo temporário do instagram, que faz as mensagens trocadas sumirem depois de um determinado período de tempo, pode ser ativado ou desativado com um simples gesto.

Na tela  de uma conversa, basta colocar o dedo na parte de baixo e arrastar para cima. Esse movimento vai ativar ou desativar o modo temporário (Vanish mode, em inglês).

E você pode fazer isso quantas vezes você quiser, não há qualquer limite para essa opção.

Como desativar o online do instagram

Se você quer tirar a opção de mostrar o seu status no seu perfil, vá nas configurações da sua conta, clique em privacidade e segurança. Procure o item Status de atividade e lá desmarque a opção mostrar status de atividade.

Pronto, ninguém mais saberá se você está ou não online no instagram.

Como desativar o reels do instagram

O Reels, função de vídeos curtos que o Instagram lançou a não muito tempo, foi uma forma da rede social concorrer com o Tiktok, que vinha em franco crescimento por conta da sua proposta.

Com essa função, você pode postar e ver vídeos de vários usuários ao redor do mundo. Mas há aqueles que preferem não ver essa ferramenta e querem desativar. Porém o instagram não disponibiliza essa ferramenta. Então, o máximo que você pode fazer é pular e não assisti-los. 

Como desativar o visto do instagram

Não há no aplicativo uma função nativa que permite que ela seja desativada. Mas, há formas de driblar essa função.

O primeiro passo para isso é desativar a visualização de status, conforme nós explicamos um pouco mais acima nesse artigo. Feito isso, a segunda parte da tarefa é colocar o celular no modo avião antes de abrir o aplicativo e ler as mensagens.

Com o celular no modo avião, o Instagram não conseguirá registrar o horário que você viu a mensagem, já que não haverá conexão com a internet.

Mas se você não quiser ficar fazendo isso toda vez que você for ler uma mensagem, existem aplicativos que prometem fazer isso por você, como o Unseen. 

Ele promete permitir que você leia as mensagens, responda e mesmo assim o instagram continuará não sabendo que horas você leu as mensagens.

Ele também é um agregador de apps de mensagens e pode fazer a mesma função com os outros apps do gênero que você tenha instalado em seu aparelho.

Como desativar o direct do instagram

Também há aqueles que querem desativar o direct do instagram, pois estão cansados de receber mensagens aleatórias ou só não querem interagir nesse nível com as pessoas.

Não há uma forma de desativar totalmente o direct, as pessoas que você segue e te seguem de volta sempre poderão entrar em contato com você. 

Mas se você quer parar de receber solicitações de terceiros, existe uma forma.

Vá para as configurações do aplicativo, clicando nas três linhas que aparecem no canto superior direito no seu perfil.

Depois disso, procure o item privacidade, a opção mensagens e em seguida a seção ‘Outras pessoas’. Ao abri-la, procure o item ‘Outras pessoas do Instagram’ e marque a opção ‘Não receber solicitações’.

Assim nenhuma pessoa estranha ou usuário desconhecido poderá te enviar mensagens. E caso ela tente fazer, você não receberá nenhuma solicitação e a mensagem não aparecerá nessa aba.

Agora que você já sabe todos esses macetes do Instagram, é hora de configurar o app e deixar do jeito que você sempre quis.

E se você precisar de um tempo da rede social, agora você já sabe que dá para fazer isso sem precisar excluir a sua conta.