Como Recuperar Mensagens Apagadas do Whatsapp

Tempo de leitura: 6 minutos

Como Recuperar Mensagens Apagadas do Whatsapp

Apagou mensagens mas quer recuperá-las? Vamos te ensinar como fazer isso de forma simples e prática.

Se você apagou uma mensagem ou uma conversa no seu Whatsapp, mas por algum motivo precisa recuperar aquela conversa, fique tranquilo. É possível fazer isso sem precisar ser um expert em programação ou um hacker. 

Tem como recuperar mensagens apagadas do Whatsapp

Sim, a verdade é que há sim uma forma de recuperar as mensagens apagadas.

Mas, é preciso que a função de backup automático esteja ligada. Se isso estiver ligado, basta você desinstalar o aplicativo e instalar de novo. Aí o próprio aplicativo baixará as conversas que estão no backup.

Como recuperar mensagens apagadas do Whatsapp no Iphone

No iOS, só é possível restaurar conversas que estão no backup feito no iCloud. O Whatsapp não trabalha com backup local, então se não estiver no iCloud, a mensagem não vai aparecer.

Como falamos no item anterior, é preciso que o backup automático esteja ligado. Caso contrário, nada será salvo e você não conseguirá recuperar. 

O procedimento é simples, depois de feito o backup, desinstale o aplicativo e baixe de novo.

Ao instalar, você coloca o seu número e na tela seguinte pede para restaurar as conversas do backup.

Então é só esperar o aplicativo concluir a tarefa e pronto, tudo estará lá a sua disposição.

Como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp no Android

Já no Android, existem duas formas de restaurar. A primeira é similar a do iPhone, que vai puxar tudo que está no backup feito na nuvem. Desinstale o app, reinstale e peça para fazer o backup a partir da nuvem.

A segunda maneira, envolve um backup local, coisa que só pode ser feita no Android. Mas é importante saber que o whatsapp prefere sempre o backup online, pelo fato de que ele é o mais recente. Mas se as mensagens que você precisa não estiverem lá, vamos explicar como você pode fazer.

  • Entre no google drive em um computador;
  • Clique em configurações
  • Depois em gerenciador de aplicativos
  • Encontre o item WhatsApp Messenger
  • Depois disso, você deve acessar a pasta e escolher pela data o backup que você deseja restaurar e a partir daí fazer o backup.

Mas é importante dizer que, ao fazer isso, você pode perder conversas recentes, já que o whatsapp vai se restaurar para a data que você selecionou em termos de base de dados.

Caso isso aconteça, repita o processo de desinstalação e instalação para que ele puxe a versão mais recente do backup.

Como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp no Windows Phone

No Windows phone, o processo é similar ao do iPhone. A diferença é que o backup é local, não há backup online.

No mais, o processo é o mesmo, desinstale o aplicativo, instale de novo e peça para o app fazer backup a partir do que está disponível no aparelho.

Caso a mensagem que você procure não esteja lá, é porque o backup não foi feito.

Como recuperar mensagens apagadas do Whatsapp Business

Apesar de ser uma modalidade diferente do app, a forma de backup é a mesma. Então o processo para recuperar as mensagens é exatamente o mesmo. Se o aparelho for Android, você ainda tem a opção do backup local. Caso contrário, só o que estiver disponível na nuvem.

Como recuperar mensagens apagadas do whatsapp de outra pessoa

Se a pessoa tiver o backup na nuvem, o processo é o mesmo. Mas é necessário logar com a conta da pessoa onde está o backup no aparelho também. Senão, o backup não será encontrado e não será possível encontrar as mensagens.

Uma outra opção, são os aplicativos que existem para isso. Mas, uma boa parte deles pode expor o seu celular a vírus e invasões. Então, recomendamos que só recorra a este tipo de aplicativo se for estritamente necessário fazer isso. 

Como recuperar mensagens antigas apagadas do whatsapp

Se as mensagens antigas estiverem no backup, o processo é simples, como já demonstramos neste artigo.

Mas é possível que o próprio whatsapp tenha apagado do backup, dependendo do tempo que a mensagem foi apagada. Mensagens muito antigas podem não ser recuperadas tão facilmente. 

Além disso, o Whatsapp tem por política criptografar as mensagens, ou seja, só quem enviou e recebeu pode ver o que está sendo dito.

Quebrar essa criptografia é um processo bastante complicado.

Como recuperar mensagens apagadas do whatsapp a mais de um mês

Nesse caso, por se tratar de um período mais curto, os backups online e local, no caso do android, são a opção mais viável. 

Ainda sim, depende da configuração do backup. A nossa recomendação é que você configure o backup para ser feito semanalmente. E se você usa como ferramenta de trabalho, pode ser melhor fazer o backup diário, inclusive.

Como recuperar mensagens de áudio apagadas do whatsapp

Mensagens de áudio, foto e vídeo ficam salvas no backup, faz parte das configurações padrão do aplicativo. Então, quando você solicitar o backup, as mensagens já estarão lá.

Eventualmente, elas podem demorar mais para baixar, dependendo da quantidade de mensagens que tem para ser recuperada e da quantidade de mídia que precisa ser baixada.

Mas, via de regra, elas serão baixadas junto com toda a conversa. Isso também inclui vídeos e fotos. 

Como recuperar mensagens apagadas do whatsapp clonado

O procedimento é basicamente o mesmo. Mas antes de fazer o backup no seu celular, ative a verificação em duas etapas no aplicativo.

Isso vai dificultar e muito a ação de bandidos que tentam se passar por você e pegar dinheiro da sua família e amigos.

A recomendação é para, inclusive, você ativar a verificação em duas etapas em todos os seus aplicativos a fim de evitar novos problemas.

Mas, agora que você está com o número de volta, faça o login no aplicativo. Automaticamente, o outro aparelho que estava utilizando o seu número será deslogado e não terá mais acesso.

Daí a importância da verificação de duas etapas:

A partir do momento que você recuperar o número, ela impedirá ou ao menos dificultará e muito uma nova clonagem do seu número.

Mas voltando ao processo, é exatamente o mesmo. Se você fez o backup na nuvem ou no seu aparelho, será possível recuperar as conversas.

Diferentes do Facebook Messenger, por exemplo, o Whatsapp tem criptografia e não salva suas conversas em um servidor central, que permite você acessar qualquer uma delas em qualquer lugar. 

Se você fez o backup, as conversas estão lá é só baixar e esperar a restauração das conversas ser concluída.

No mais, se o backup não foi feito, não há muito o que se fazer nesses casos.

Agora que você já sabe como recuperar suas conversas e o que você deve fazer para nunca perdê-las, não esqueça também de ativar a verificação em duas etapas, para evitar que o seu número seja clonado e você não passe por nenhum tipo de dor de cabeça ou problema mais sério por conta da ação de bandidos.