Como Ser Mais Confiante pode te levar a grandes oportunidades

Tempo de leitura: 6 minutos

COMO SER MAIS CONFIANTE PODE TE LEVAR A GRANDES OPORTUNIDADES FECHE MAIS VENDAS 1024x683 - Como Ser Mais Confiante pode te levar a grandes oportunidades

Como Ser Mais Confiante?

Houve um tempo na minha vida em que não tinha muitos amigos e me sentia muito isolado. Tive de aprender como ser mais confiante, para fazer amigos e criar novas conexões. 

E com o passar do tempo percebi que cada vez que ficava mais confiante, conseguia fechar mais vendas com mais facilidade. 

Desenvolvi uma capacidade extraordinária e conseguia ter uma conversa com qualquer pessoa sobre qualquer assunto, sem ficar ansioso, tudo saia naturalmente. 

E com isso, toda vez que surgia uma oportunidade, seja uma promoção ou um cliente em potencial eu era a primeira escolha. 

Quem já não ouviu histórias de pessoas que estavam na fila do banco ou no saguão de embarque e acabaram tendo uma longa e divertida conversa com um diretor de uma grande empresa e conseguiu um cliente novo. 

Talvez você já saiba das oportunidades que podem surgir ao ser mais confiante e conversar com desconhecidos, mas não esteja seguro para iniciar uma conversa. 

Provavelmente, se sinta desconfortável ao pensar que possa estar sendo inconveniente. Mas, o que deve saber, é que alguns desconhecidos gostam de ser abordados.

Você pode até duvidar, mas,

As pessoas que falam com desconhecidos são muito mais apreciadas do que elas imaginam.

Agora que sabe que pode e deve falar com um desconhecido, quero te dar algumas dicas para que se torne mais confiante e aumente o seu poder de negociação. 

Como Iniciar uma Conversa de Forma Confiante?

COMO SER MAIS CONFIANTE PODE TE LEVAR A GRANDES OPORTUNIDADES 2 FECHE MAIS VENDAS 2 - Como Ser Mais Confiante pode te levar a grandes oportunidades

Saber iniciar uma conversa certamente aumentará sua confiança quando se trata de conversar com desconhecidos. 

Dica clássica é: Comece elogiando-os. 

Quem não gosta de elogios? Você pode elogiá-los pelo corte de cabelo, pelos sapatos, até pela escolha do guarda-chuva.

Isso aumenta a sua simpatia. 

Existem maneiras de garantir que seus elogios sejam sinceros e atenciosos. 

Um exemplo simples é: “Esse é um ótimo casaco!”

Ou comentar algo mais específico sobre o casaco, por exemplo: “Acho muito prático um casaco com zíper forrado.”

Outra ótima maneira de iniciar uma conversa é fazer uma pergunta aberta… 

Algo como: “Fiquei sabendo que aqui por perto tem bons cafés bons para trabalhar. O que você procura em um café para fazer seu trabalho, além de WiFi?” 

A pessoa com quem você está falando pode rir do fato de você já ter apontado o óbvio: WiFi. 

E então pode falar sobre o tipo de música que gostam e quais os lugares que  tocam esse tipo de música, ou podem indicar os melhores cafés da cidade.

Quando suas perguntas mostram claramente um interesse pela outra pessoa, e não são muito pessoais, pode ter certeza que você está iniciando de uma maneira legal.

Outra dica de pergunta aberta: O que você faz?” 

Com certeza vai realmente fazer eles falarem, especialmente se estiverem orgulhosos do que fazem, de algo que conquistaram ou do que começaram por conta própria.

As pessoas realmente gostam de conversas em que o assunto envolve elas mesmas.

Tem um estudo onde pesquisadores da Universidade de Harvard realizaram mapeamento cerebral em participantes para ver como o cérebro reagia ao falar sobre si mesmo.

Em um exercício particular, os participantes foram induzidos a discutir seus próprios traços de personalidade e, em seguida, discutir os traços de personalidade de outras pessoas. 

O mapeamento cerebral indicou que as mesmas regiões do cérebro que são ativadas por comida e sexo são ativadas quando as pessoas falam sobre si mesmas. 

Em outras palavras, assim como a maioria das pessoas adora comida e sexo, as pessoas também gostam de falar sobre si mesmas.

Agora que já descobriu que falar sobre si mesmo desencadeia a mesma sensação de prazer que a comida e o sexo, iniciar uma conversa com desconhecidos, se tornou bem mais fácil, certo?

Que Tal Jogar Conversa Fora?

COMO SER MAIS CONFIANTE PODE TE LEVAR A GRANDES OPORTUNIDADES 3 FECHE MAIS VENDAS 1024x683 - Como Ser Mais Confiante pode te levar a grandes oportunidades

A conversa fiada é uma conversa educada, informal e leve. 

O objetivo é evitar tópicos sérios, como política, futebol e religião.

O problema com a conversa fiada é que às vezes pode parecer entediante ou falsa: como perguntar do tempo, por exemplo.

Lembra que eu disse que é uma boa ideia começar com um elogio? Esse é um exemplo do bom tipo de conversa fiada também. 

Ao iniciar uma conversa dessa maneira com um desconhecido, você deve incorporar a teoria cientificamente comprovada de que as pessoas adoram falar sobre si mesmas. 

Então, faça perguntas que os incentivem a falar sobre si mesmos.

Vender Exige que Você Fale com Desconhecidos.

COMO SER MAIS CONFIANTE PODE TE LEVAR A GRANDES OPORTUNIDADES 4 FECHE MAIS VENDAS 1024x683 - Como Ser Mais Confiante pode te levar a grandes oportunidades

Eu sei que o networking é bom para os negócios. Mas você sabe o que é Networking?

Com a ajuda da wikipedia eu vou te explicar: Networking é uma atividade de negócios socioeconômicos pela qual pessoas se reúnem para formar relacionamentos comerciais e reconhecer, criar ou agir sobre oportunidades de negócios, compartilhar informações e buscar parceiros em potencial para empreendimentos.

Em outras palavras: Networking é fazer amigos, criar conexões com pessoas. E isso aumenta sua confiança e te leva a grandes oportunidades.

Portanto, em eventos de networking, seu objetivo é falar com muitos desconhecidos, com ideias semelhantes ou opostas. E você precisa ter confiança para conseguir identificar os seus clientes em potencial.

Falar com o desconhecido certo pode resultar na sua maior oportunidade em sua vida profissional.

E por isso é uma boa ideia construir confiança e adquirir o hábito de falar o quanto puder com desconhecidos.

E para finalizar eu preparei um resumo dos pontos principais do artigo. 

Anota aí:

  1. Falar Com Desconhecidos Resultará Em Muitos Benefícios. 
  2. É Um Mito Que Desconhecidos Não Querem Que Você Se Aproxime Deles. 
  3. Sempre Iniciar Uma Conversa Com Elogio ou Com Perguntas Abertas Sobre O Desconhecido, Mas Jamais Pergunte Sobre O Tempo.
  4. E Lembre-Se Que As Pessoas Adoram Falar Sobre Si Mesmas

Agora que você já sabe como ser mais confiante e os benefícios que uma conversa descontraída porém interessante pode te proporcionar, me conta nos comentários se você já conheceu alguém importante através de uma conversa informal. 

E se por acaso, você tiver entre o seu grupo de amigos, alguém que precise saber como ganhar mais confiança para iniciar uma conversa com um desconhecido, compartilhe o link desse artigo pra ele, certamente ele ficará agradecido, e eu também!

Vou ficando por aqui, até a próxima.

P.S: Não esqueça de me acompanhar nas redes sociais.

Instagram @hbresciani

Forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *