Como ser um bom líder: 11 Atitudes de Sucesso

Tempo de leitura: 6 minutos

No mercado atual, seja empreendendo ou dentro de um escritório, a formação técnica em cursos e faculdades tem dado lugar para uma nova habilidade essencial.

A liderança

Que é a responsável por colocar pessoas nos melhores cargos e com os melhores salários, e principalmente trazer os melhores resultados.

Sem essa característica, os negócios têm grande chance de dar errado. 

Por isso, ter esse tipo de atitude coloca quem a domina na frente da maioria.

Você quer fazer parte desse seleto grupo de grandes líderes?

Então esse artigo é indispensável.

Apesar de muitas pessoas imaginarem que a liderança é um talento natural, todos podem aprender como ser um líder de sucesso, e para isso basta um pouco de esforço em observar cada uma das características de uma boa liderança.

Mas, vamos partir do início e entender em detalhes sobre o assunto.

O que é ser um líder de verdade?

Mais do que um chefe, um líder é alguém que não necessariamente precisa ter o poder sobre os subordinados reafirmado o tempo todo.

Na verdade, a liderança é definida como a capacidade de motivar pessoas a trabalharem em busca de um objetivo em comum, que no caso é o melhor resultado possível.

O líder é o responsável por dirigir isso e fazer com que o restante da equipe o siga.

Quais atitudes que um Líder possui?

Agora vamos as características de um bom líder, que são as seguintes:

1. Comunicação.

Essa capacidade que é uma das primeiras a se desenvolver nos seres humanos é essencial para ser líder.

Nesse contexto, o mais importante para liderar não se restringe apenas ao se comunicar bem com a equipe, mas principalmente em ouvir o outro com interesse.

Esse último aspecto é o que conecta e gera reciprocidade com toda equipe.

2. Integridade.

As pessoas dificilmente vão confiar em quem elas não esperam que faça a coisa certa, por isso ser líder exige a habilidade de ser íntegro.

Isto é, fazer a coisa certa mesmo quando os outros não estão vendo, por exemplo assumir erros quando os cometer, desculpar-se quando se exceder nas cobranças, e acima de tudo ter gratidão pelo bom trabalho da equipe.

3. Responsabilidade.

Assumir a responsabilidade se a equipe vai bem ou mal, isso é consequência de quem exerce a liderança, assim se responsabilizar pelos resultados bons e ruins, dar o crédito aos funcionários, e estar presente gera a confiança e espírito de equipe que vão ajudar aquele que lidera a chegar onde quer.

4. Empatia.

Uma equipe é composta por pessoas diferentes, e é essa pluralidade que torna os resultados tão bons.

Porém, as diferentes realidades dos membros da equipe podem trazer problemas. 

Nessa hora o bom líder deve mostrar-se buscando entender o contexto e realidade do outros.

Sendo assim, se um mesmo erro acontece várias vezes, antes de advertir quem o comete tenha a preocupação de perguntar o porquê, e junto a esse membro da equipe buscar uma solução.

5. Humildade.

Embora esteja incluído no conceito de líder quase que inevitavelmente possuir subordinados, um cargo ou posição jamais deve ser imposto.

Ao contrário, antes de imposições um líder deve estar preocupado em resolver os problemas da equipe, porque isso vai mostrar que a pessoa à frente do time é alguém acessível e humano.

6. Resiliência.

Nem sempre o caminho vai ser fácil, por isso aquele que lidera deve agir de maneira calma e equilibrada em situações de estresse extremo.

Isso é a verdadeira resiliência que compõe o que é liderar.

7. Visão.

Nem sempre toda equipe consegue ver muitos passos adiante, e nesse processo o líder deve ter a noção de todos os passos futuros para conduzir cada membro por um caminho que eles ainda não podem ver totalmente.

8. Influência.

Você já deve ter ouvido que as palavras motivam, mas é o exemplo que arrasta não?

Por isso influenciar faz parte de como ser um líder.

Portanto, sempre diga claramente o que quer,  gere boas conexões, faça o outro se sentir importante e demonstra também vulnerabilidades (pois, ninguém quer estar perto de alguém sem coração, isso pode afastar as pessoas da sua equipe).

9. Positividade.

Um líder é alguém que as pessoas tem como exemplo, por isso é importante estar calmo e positivo durante situações de estresse ao invés de culpar os subordinados.

10. Delegação.

Muitas vezes tomar muitas responsabilidades para si e fazer tudo sozinho é automático, porém um líder deve demonstrar claramente quais são os objetivos e direcionar a equipe.

Não ter medo do sucesso dos subordinados, que devem se desenvolver ao longo da jornada.

Isso é fundamental para que as tarefas sejam executadas e distribuídas entre todos.

11. Confiança.

Ninguém confia em quem age com medo sem aparentar saber o que faz, por isso o mais correto é:

Agir sem medo e seguro.

Ninguém confia em quem não passa segurança, guarde isso.


Perguntas frequentes. 

Agora que você já sabe as características que deve buscar, vamos entender o impacto da liderança. 

Porque liderar é tão é importante?

Imagina um grande grupo com pessoas diferentes e formas diferentes de pensar e agir, sem a presença de um fator de equilíbrio, por maior que seja o potencial individual de cada um, haveriam poucos resultados por falta de direcionamento.

Todo grupo precisa de alguém que mapeie o caminho em direção a realizar progressos, sem um líder isso não é possível.

O que um líder deve fazer?

O líder deve desempenhar essencialmente as funções de organizar, definir planos e metas, e mapear todo processo até a ‘linha de chegada’ entendida como o melhor resultado.

O que um líder não deve fazer?

Alguns erros enquanto se exerce a liderança devem ser evitados. São eles:

1. Deixar de definir metas (lembre-se que sua equipe espera isso de você).

2. Insultar as pessoas (isso jamais deve acontecer, pois faz o líder perder toda a sua credibilidade enquanto alguém empático).

3. Elogiar por qualquer coisa (porque isso tira a motivação da equipe em evoluir).

3. Agir de maneira inadequada, ou como você não gostaria que os membros agissem (como você quer bons resultados se não dá exemplo?

Lembre-se que um líder é a pessoa-modelo dentro da equipe).

4. Não realizar reuniões regulares (sem medir progressos não existem apontamentos de onde devem ocorrer ações que melhorem os resultados).

5. Deixar de tomar ações decisivas.

6. Não ser empático com a equipe.

Resumo das habilidades de liderança.

Ser um bom líder requer que você deixe sempre muito claro aquilo que quer:

Com demonstrações, passo a passo, roteiros e todos os recursos que puder contar.

Monitore cada etapa dentro de um projeto que está desenvolvendo, forneça feedback regular para toda equipe e distribua as funções adequadamente.

Mas, mesmo na posição de alguém que cobra resultados da equipe, um líder jamais deve se esquecer do lado humano e das particularidades de cada colaborador.Desenvolva cada uma dessas características e inevitavelmente você será um líder de sucesso.