Como Tirar Print no iPhone: 3 Formas (Todos os Modelos)

Tempo de leitura: 6 minutos

Quer saber como tirar print da tela no iPhone? Confira os melhores truques para fazer captura de tela no seu celular.

Se você tem um iPhone e não sabe exatamente como fazer uma captura de tela, o famoso print, nós vamos te ajudar com isso.

Atualmente, o iPhone, smartphone da Apple, tem alguns modelos, mas o nosso foco para esse texto está em uma caraterística: o botão home.

Modelos mais antigos como o iPhone 8, 7 e inferiores tem esse botão. Já as linhas mais novas, com exceção da SE, não tem. Isso muda a forma como o print deve ser feito.

Neste artigo, vamos falar das particularidades de cada linha e como realizar esse processo de forma simples.

Como tirar print no iPhone

O iPhone tem uma forma bastante simples de se tirar print. Basta apertar dois botões de forma simultânea para que ele ocorra.

A única diferença é que esses botões mudam de acordo com o modelo do aparelho. Mas nós vamos falar de cada tipo de modelo mais para frente.

A dinâmica de se tirar print é simples. Você coloca na tela aquilo que você quer printar e então aperta os dois botões.

Quando isso é feito de maneira correta, o iPhone mostra, no canto inferior esquerdo, uma animação de que a tela foi mesmo capturada.

Para ter certeza, basta você acessar a galeria de fotos do seu celular. Se o print foi feito corretamente, ele estará na galeria, onde você poderá editar ou compartilhar, dependendo do que você pretende.

Também é possível fazer uma captura de tela em vídeo. O iOS, sistema operacional do iPhone, já tem essa opção nas suas versões mais recentes.

Basta acessar o menu de configurações, que nos modelos mais modernos é feito arrastando a tela para baixo do lado direito e nos modelos mais antigos, arrastando a parte de baixo da tela para cima e apertar o botão Rec (é uma bolinha, que lembra bastante os botões de rec de aparelhos de som e vídeo).

Para finalizar a captura de tela em vídeo, basta apertar de novo o mesmo botão. Assim como os prints, o vídeo fica salvo na galeria de fotos. É só você verificar lá.

Automatizando o comando

Existe ainda, por meio da criação de comandos especiais, que faz parte do menu acessibilidade do iPhone, a possibilidade de criar um gesto com o celular e com esse gesto a captura de tela seja realizada.

Mas, essa é uma função que você só deve colocar em funcionamento se realmente for necessário.

Imagine que toda vez que você fizer aquele movimento, mesmo de forma involuntária, um print da tela será feito sem qualquer propósito e quando você notar, sua galeria estará cheio de prints da sua tela e você vai ficar sem entender direito o porquê.

Como tirar print no iphone XR, 11, 12 e 13

Desde o iPhone X, edição comemorativa de 10 anos do smartphone, a Apple retirou o botão home da tela. Esse botão ficava na parte inferior da tela.

Era redondo e passou a ser utilizado também como leitor de digitais para desbloqueio de tela.

Nesses modelos mais atuais, que incluem a linha XR, XS, XS MAX, 11, 12 e 13 (versão normal, pro e pro max), o print é feito apertando dois botões simultaneamente.

Esses botões são o de aumentar o volume e o de travar a tela.

Quando você aperta esses dois botões, automaticamente vai aparecer uma miniatura da tela no canto inferior esquerdo. Se você deixar ele desaparecer, o print vai direto para a galeria de fotos. 

Mas se você clicar na imagem, ela vai se expandir e você pode fazer edições. Como marcar a parte que você precisa destacar, cortar a imagem e coisas do gênero.

Além disso, nas configurações de acessibilidade desses modelos, você pode configurar uma outra forma de dar print .

Nessa forma, você vai configurar o telefone para que ele tire print quando você der um determinado número de toques na parte de trás do telefone.

Por padrão, o iPhone dá a opção de ser com 2 ou 3 toques.

Aí fica a seu cargo decidir qual é a melhor quantidade de toques para você. Mas, como dissemos, isso é opcional e você não precisa ativar essa função.

Como tirar print no iphone 8, 8 Plus, 7, 6, 5, SE

Separamos esses modelos dos citados acima por um motivo muito simples: esses daqui tem o botão home.

O botão fica no centro da tela e quando você aperta ele simultaneamente com o botão de volume para cima, o print é feito.

As opções de edição da captura de tela são as mesmas. Vale ressaltar que algumas funcionalidades são para os modelos mais novos e para as últimas atualizações do iOS.

O iPhone 5, por exemplo, já não recebe mais atualizações de sistema e por isso pode haver alguma discrepância na parte da edição das fotos.

Mas, quanto ao processo para tirar print, ele é exatamente como dissemos: botão home + botão volume para cima.

E claro, o apertar de botões precisa ser simultâneo e sincronizado. Se houver alguma diferença, mesmo que mínima, o aparelho vai registrar apenas a função do primeiro botão apertado.

Aplicativos para tirar print e gravar a tela 

Se mesmo com essas orientações você sente dificuldade em realizar essa ação, existe uma alternativa.

Já há, atualmente, diversos aplicativos que fazem uma ou as duas funções e que podem te ajudar a conseguir o que você precisa de maneira rápida.

Para te ajudar, vamos falar um pouquinho sobre 3 deles.

O DU Recorder é um dos mais utilizados pelos usuários de iPhone. É bastante atraente e intuitivo.

Além de gravar a tela, você pode gravar vídeos normalmente e colocar diretamente em sua conta do YouTube ou Facebook, basta vincular as contas no aplicativo. Ele também é uma plataforma de streaming. O app é totalmente gratuito.

Outra boa opção é o Annotable, que além da captura de tela também oferece um conjunto bem vasto de ferramentas de edição.

Com o app, você pode fazer anotações e marcar palavras em prints que contenham texto.

O Tailor é um app que permite longas capturas de tela ou gravações de vídeo, além de permitir o print da tela.

É bastante utilizado por jogadores, que gravam a tela do celular durante o jogo e depois sobem o gameplay em plataformas de streaming.

Essas são algumas sugestões de aplicativos para você que ainda não se adaptou a forma nativa do sistema de capturar a tela ou se você está buscando alguma função a mais que ainda não exista no sistema.