Como Tirar Print no PC ou Notebook [Mac, Linux e Windows]

Tempo de leitura: 6 minutos

Quer saber como tirar print da tela no pc ou notebook? Confira os melhores truques para fazer captura de tela.

Assim como no celular, você também já precisou tirar print da tela do computador para mandar para alguém ou inserir em algum relatório do trabalho. E quando se viu nessa situação, acabou ficando meio perdido, não é?

Então, para que isso não aconteça mais, hoje vamos ensinar você a como tirar print no PC  ou notebook windows, MacOS e Linux, os três sistemas operacionais mais encontrados por aí

Como tirar print no PC ou Notebook Windows

O Windows é, de longe, o sistema operacional mais usado. Então, nada mais justo do que nós começarmos por ele. 

A forma mais simples é utilizando a tecla Print Screen (ou captura de tela, em tradução livre). Ela também pode aparecer como ‘PrtScr’, principalmente em notebooks.

Nos PCs, basta apertar a tecla e depois colar (utilizando o ctrl+v) em algum software de imagem ou no arquivo que você precisa, como o word ou google docs. 

Nos notebooks, para apertar a tecla talvez você precise apertar junto a tecla função(fn) ou alt, isso varia bastante com a marca do notebook. No mais, o restante do processo é o mesmo.

O Windows, a partir do 10, também possui uma ferramenta chamada captura e esboço. Que além do print permite que você faça anotações. Para encontrar a ferramenta, abra o menu iniciar e digite “Captura e esboço”. 

Existem também alguns atalhos no teclado para você utilizar. Se você apertar a tecla windows e a print screen simultaneamente, o sistema vai capturar a tela e salvar a imagem de forma automática, na pasta captura de tela.

Você também pode abrir a ferramenta de captura e esboço apertando as teclas windows+shift+s. Além disso, você pode configurar a tecla print screen para abrir diretamente a ferramenta de captura e esboço.

Outra função que o windows 10 trouxe é a captura da tela em vídeo.

Às vezes você precisa mostrar como fez uma determinada ação e explicar por texto ou fotos ficaria muito difícil. Por isso, existe a opção de gravação de tela. 

Para fazer isso, aperte as teclas windows + g. Um frame para você gravar a tela, incluindo o seu microfone aparecerá. Basta apertar gravar para começar e depois gravar de novo para terminar a gravação.

Esse modo de gravação foi desenvolvido para gamers, que transmitem e/ou gravam as partidas dos jogos que costumam jogar para depois colocar nas plataformas de streaming.

É bastante eficaz e pode ajudar bastante na hora de explicar como você fez um processo em um programa específico, por exemplo.

Além dessas formas, que são nativas, existem programas que fazem a captura de tela do computador. Basta uma pesquisa no Google que você consegue encontrar bons programas para isso.

Mas a nossa dica é para sempre dar preferência para os modos nativos do windows, isso vai diminuir as chances de pegar um vírus por baixar programas de terceiros.

Como tirar print no Macbook

No Macbook, da Apple, que utiliza o sistema MacOS, os comandos são um pouco diferentes. 

Para fazer a captura da tela inteira, você deve apertar as teclas ‘maiúscula+comando+3’ e colar no documento que você deseja ou no software de imagem para salvar depois.

Se a sua intenção é capturar parte da tela, aperte ‘maiúscula+comando+4’ e mova o cursor para a área que você deseja capturar. Então pressione o botão do mouse ou trackpad, arraste sobre a área que deseja capturar e solte o botão.

Assim como no windows, também há o modo de gravação de tela em vídeo, que deve ser feito utilizando o QuickTime, um programa nativo do MacOs. 

Você também pode procurar programas de terceiros, mas a recomendação é a mesma do windows, de preferência aos programas nativos para evitar vírus.

Como tirar print da tela no Linux

Já no Linux, um sistema muito utilizado por programadores, há duas maneiras de tirar print da tela. Se você quer a captura de uma tela de uma janela, deve apertar as teclas Alt+Print Screen. Caso você queira tirar print apenas da área que você selecionou, as teclas são Shift+Print Screen.

Assim como os outros dois sistemas operacionais, o Linux também tem um sistema nativo para gravação da tela. Basta apertar as teclas  Ctrl + Alt + Shift + R para iniciar a gravação e as mesmas teclas para finalizar.

Programas de terceiros podem ser utilizados, mas a recomendação é sempre a mesma, de preferência para programas nativos do sistema.

Como tirar print no Chrome 

O jeito mais simples de tirar print de uma página no Google Chrome é utilizando as extensões do próprio navegador, como a Fireshot e a GoFullPage. São como aplicativos que você coloca no navegador e depois precisa de um click para tirar o print.

Você também pode utilizar as ferramentas de desenvolvedor, onde há uma ferramenta nativa para isso.

Busque nas opções do navegador as ferramentas de desenvolvedor, e nas opções você procura ‘Run Command’. Depois disso, você digita ‘Capture’ e escolhe a opção de print que se adequa ao que você precisa.

Como tirar print no notebook samsung

Nos notebooks da Samsung, a forma mais simples de se tirar print é usando a tecla de print screen. 

Você deve apertar as teclas FN + PrtSc para realizar o comando. Depois disso, basta colar a imagem no local que você deseja.

Como tirar print no notebook Acer

Da mesma forma, nos notebooks da Acer a forma mais fácil também é a tecla print screen, mas nesse caso você só precisa apertar essa tecla e depois colar a imagem onde você quiser.

Em alguns modelos, pode ser que seja necessário apertar uma outra tecla, que pode ser a FN ou Alt Gr, dependendo do modelo.

Como tirar print no notebook Positivo

Os notebooks da Positivo, uma marca bastante popular no Brasil, funcionam com o mesmo sistema de prints da Samsung.

É preciso apertar, simultaneamente, as teclas FN e PrtSc. Feito isso, cole a imagem onde desejar.

Como tirar print no notebook Dell

A Dell tem uma tecla específica para isso, a ‘print screen’. Em alguns modelos basta apertar essa tecla.

Em outros modelos da marca, talvez você precise combinar a tecla print screen com a tecla windows. 

Em ambos os casos, após apertar as teclas, é só colar a imagem onde você quiser.

Como tirar print no notebook Lenovo

Diferente dos demais, a Lenovo utiliza a combinação das teclas Alt+PrtScr para produzir o print da tela desejada. 

Assim como nas outras fabricantes, é só colar a imagem onde desejar.