5 dicas de SEO: como rankear seu site ou blog entre os primeiros do Google

Tempo de leitura: 10 minutos

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A sigla SEO (Search Engine Optimization) vem recebendo cada vez mais destaque e importância nas estratégias de marketing de grandes, médios e pequenos blogs em todo o mundo.

E aqui já vai a primeira das dicas de SEO para você!

Quando bem aplicadas, as técnicas de SEO permitem que os conteúdos estejam bem posicionados nas ferramentas de busca (como o Google), gerando um enorme alcance orgânico ao seu blog (ou site) e possibilitando um aumento na atração e conversão de leads. 

Isso sem você precisar investir um real sequer em tráfego pago.

Olhando por uma outra perspectiva, ter apenas um conteúdo excelente não é mais suficiente para ter um bom rankeamento orgânico no Google.

Mais do que nunca, é preciso focar na qualidade da experiência do usuário dentro do site e isso é feito por meio das técnicas de SEO.

Mas chegar às primeiras posições pode levar um tempo, principalmente se o seu domínio é mais novo e menos confiável, de acordo com os algoritmos do mecanismo.

Então, se desde o começo você focar nas aplicações certas do SEO na sua estratégia, pode acelerar este processo e tornar mais fácil.

Se pareceu complicado neste primeiro momento, não se preocupe.

Neste artigo vou te dar dicas incríveis de como fazer SEO para seu blog ou site para aumentar seu número de visitantes. 

Então vamos ao que realmente interessa:

Dicas de SEO 1: Faça sempre pesquisa de palavras-chave.

Não importa, se você está começando agora ou se já está há tempos no campo de batalha, fazer a pesquisa de palavras-chave periodicamente é algo fundamental. 

Pesquisar e entender as palavras-chave mais relevantes para sua persona é o primeiro passo a se fazer antes de criar algum conteúdo para o seu blog.

Ao escolher uma palavra-chave para um conteúdo x, você passará a mensagem para o Google de que o seu conteúdo irá falar sobre o assunto daquele termo específico.

As palavras chave podem ser separadas em dois grupos amplos:

  • Head Tail (termos de 1 a 3 palavras) – Costumam ser pesquisas mais genéricas e, por isso, têm grandes volumes de busca e grande concorrência.
  • Long tail ou Cauda longa (frases inteiras)  – Costumam ser pesquisas mais específicas, concorrência pequena, mas volume pequeno de buscas

É interessante, e bastante recomendado, que você tenha os dois tipos de palavras-chave na sua estratégia de conteúdo.

Recomendamos 5 palavras-chave, sendo 2 Head Tail e 3 Long Tail. 

As palavras-chave de Cauda Longa, apesar de terem um tráfego de busca menor, estão mais alinhadas com a intenção do usuário ao fazer a busca e na maior parte dos casos, são menos competitivas.

No mercado há uma diversidade de ferramentas para pesquisa de palavras-chave, que trará volumes de busca, competitividade de palavras-chave, além de ideias adicionais. 

Entre elas, temos as gratuitas Google Keyword Planner, Ubersuggest e KeywordTool.io.

Agora, se você tiver verba e quiser levar seu SEO para patamares muito profissionais, o Ahrefs e o SEMrush te ajudarão nesta tarefa!

E, ao escolher suas palavras-chave, leve sempre em conta:

  • Concorrência baixa
  • Volume alto de busca
  • Alta taxa de cliques

Dicas de SEO 2: Não lote seu conteúdo de palavras-chave.

Já começo te pedindo uma atenção extra! Agora é o momento de você aprender a dica de SEO mais importante, caso ainda não saiba:

Otimizar seu conteúdo não significa colocar o máximo de palavras-chave dentro dele.

O algoritmo do Google fica cada dia mais inteligente e você precisa utilizá-lo ao seu favor. 

Ao criar seus conteúdos, foque muito mais na experiência do seu usuário ao ler o conteúdo do que no rankeamento das buscas.

Concentre-se em tornar cada conteúdo seu como um guia indispensável para ajudar o usuário a resolver sua dor/problema.

Se você fizer isto da maneira certa, conseguirá seus resultados que sempre sonhou e ainda poderá ter lugar de destaque nas páginas do Google.

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Dicas de SEO 3: Utilize as palavras-chaves de forma estratégica.

Bom, acabei de te falar que você não deve lotar seu texto com a palavra-chave escolhida para aquele conteúdo. 

Entretanto, existem 4 lugares cruciais onde elas devem estar. 

1.Título.

Também conhecido como tag, o título é uma das partes mais importantes do seu conteúdo.

É ele que aparecerá nas páginas de resultado, sendo muito importante para o Google determinar a relevância do conteúdo para aquele termo em específico.

Além disso, é o primeiro contato do seu conteúdo com o usuário que acabou de fazer uma pesquisa.

Então ele precisa cumprir alguns requisitos básicos, sendo eles:

Título de Sucesso =  Atrativo +  Tem a promessa de resolver a dor do usuário + contém a palavra-chave.

Então, se o seu título não cumpre algum destes requisitos, é hora de reescrevê-lo. 

Dica de ouro 1: Idealmente, inclua suas palavras-chave nos primeiros 60 caracteres do título e tome cuidado para não serem cortadas.

Dica de ouro 2: Evite o Clickbait! Garanta que seu título faça uma promessa que o conteúdo irá cumprir.

Se esta se tornar uma frustração recorrente dos usuários com os seus conteúdos, pode prejudicar bastante o rankeamento do seu blog como um todo.

2. URL.

A URL é uma das partes analisadas quando os mecanismos de busca estão avaliando do que se trata aquele conteúdo.

Então, é sempre interessante otimizar a URL de cada conteúdo com a palavra-chave principal.

3. Cabeçalhos e Textos.

Distribua as palavras-chave ao longo dos cabeçalhos e corpos de texto, tomando cuidado para não deixá-lo estranho e sem ajudar seu usuário a resolver algo.

E cuidado com a formatação correta (H1, H2, H3, H…).

Vale sempre ressaltar que otimizar seu conteúdo não significa colocar o máximo de palavras-chave dentro dele.

4. Meta Descrição.

Esta é a descrição que aparece logo abaixo do título e que traz uma breve descrição do que se trata aquele conteúdo.

Este é um dos fatores principais que levam um usuário a clicar ou não no seu conteúdo.

Vale ressaltar que o texto da meta descrição não influencia no rankeamento do site, mas em fazer o usuário clicar para ler o conteúdo.

Utilize com sabedoria que trará bons resultados para sua estratégia.

Dica importante: Yoast – Se seu blog foi feito no WordPress, você pode utilizar este Plugin gratuito e que ajuda blogueiros em todo o mundo para garantir que seus títulos e conteúdos aparecerão na busca cumprindo todos os requisitos de SEO para Blogs.

Inclusive, este plugin permite criar um título SEO diferente entre pesquisa e artigo, para otimizar ainda mais os seus resultados.

Dicas De SEO 4: Utilizar tags corretas e otimizar imagens.

As tags de título (H) permitem que você faça a formatação do seu conteúdo, sem a necessidade de alterar tamanhos e estilos de fonte. 

As tags de título (H) trazem hierarquia ao texto, facilitando o entendimento e a leitura do usuário.

As 3 tags mais importantes são as:

Título 1 (H1):  utilizado uma única vez, no título do conteúdo.

Sua palavra chave foco deve estar aqui, de preferência no começo.

Título 2 (H2): São utilizados nos tópicos que dividem e guiam seu conteúdo.

São locais super importantes para o rankeamento e pode ser um local bem estratégico para se utilizar palavras-chave Head e Long Tail.

Título 3 (H3): Subtópicos de uma ideia tratada. Também pode conter palavras-chave nelas.

Outra dica mega importante é sempre otimizar suas imagens.

Ao subir a foto para o seu blog, certifique-se de que tenha palavras-chave no nome do arquivo e que o campo de texto alternativo esteja preenchido com uma breve descrição rica em palavras-chave da foto.

Lembre-se que os mecanismos de pesquisa não conseguem “ver” imagens, então eles necessitam do texto alternativo para serem informados do que se trata este elemento. 

Adicionar texto alternativo às suas imagens irá melhorar o SEO do seu Blog.

Dicas de SEO 5: Elaborar uma boa estratégia de links é crucial.

Esta dica e SEO é uma das mais importantes, uma vez que links vinculados ao seu conteúdo e/ou blog indicam para o Google que seu site tem autoridade.

Existem três tipos de links que você pode usar na estratégia geral de SEO do seu blog ou site para conseguir o crescimento orgânico de visitas que tanto deseja:

1. Utilize Dados e Crie Infográficos.

Pesquisas e dados interessantes muitas vezes demoram a chegar para os usuários, então se você conseguir distribuir este tipo de conteúdo de forma acessível, muito provavelmente conseguirá atrair a atenção de vários leitores. 

Com isso, a tendência é que que estes usuários compartilhem este material e façam indicações do seu site, seja citando a fonte e gerando tráfego direto ou incluindo um link direto para o seu site, direcionando para o conteúdo.

2. Relacione Assuntos entre Posts com os Links Internos.

Você pode ajudar e muito na experiência e navegação do seu usuário utilizando os links internos, além de contribuir positivamente com o SEO do seu site.

Foque sempre em conteúdos relevantes e que agregam bastante valor à jornada do leitor naquele momento.

3. Colabore com Guest Posts.

Se você identificar alguma oportunidade de contribuir com post em um blog com conteúdos relacionados ao seu, você pode oferecer Guest Posts.

A ideia é criar conteúdos de extremo valor para aquela audiência, que está alinhada com seu persona.

Você pode incluir alguns links para conteúdos no seu site que ajudem ou reforcem alguma informação e citar sua marca somente quando faz sentido.

Mas calma…

Antes de já sair escrevendo, entre em contato com o responsável pelo blog e entenda se eles aceitam guest posts, apresente sua ideia e somente depois comece a escrever.

Inclusive, se fizer sentido para a pessoa, podem combinar de fazer uma troca de posts, ajudando assim os dois lados.

ESFORÇO QUE VALE A PENA.

Te apresentei 5 dicas de SEO indispensáveis para quem deseja ter uma estratégia eficiente e rankear melhor seus blogs ainda em 2021.

É um caminho que exige muita atenção aos detalhes, persistência e conhecimento de novas atualizações.

Nem sempre o caminho será rápido, principalmente se você estiver começando seu projeto agora, mas não se deixe desanimar.

Talvez o problema não será necessariamente você ou o seu conteúdo. 

Foque sempre na experiência do cliente para continuar aprendendo, analisando seu conteúdo, se aperfeiçoando e aplicando as melhores estratégias.

Este é o caminho para você ter um blog ou site de sucesso e que vai te gerar os retornos financeiros que sempre sonhou.

Então, agora me conta, qual destas dicas você vai aplicar primeiro no seu blog? 

E compartilhe suas experiências sobre esse assunto e, se ainda tiver alguma dúvida, ficaremos felizes em solucioná-la.