Linguagem Corporal: O que as pessoas dizem “Sem Falar”

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Você sabia que mais de 50% da comunicação humana é sem falar uma palavra?

Se não sabia, continue aqui para descobrir imediatamente o poder da linguagem corporal.

Mas se já sabia, continue também e vamos descobrir se você conhece os sinais que podem te tornar um vendedor imbatível.

A comunicação não verbal, ou linguagem corporal, está presente em todas as pessoas. Você mesmo se comunica muito mais através de gestos e olhares do que com palavras.  

E é esse tipo de comunicação que define se a pessoa está ou não suscetível a realizar uma compra ou fechar um acordo. 

Se aprender a identificar esses sinais vai perceber que muitas pessoas dizem “não se interessar por algo”, quando na verdade é você que não deixou claro os benefícios do produto ou serviço.

E saber disso, vai permitir que você use os argumentos essenciais para superar as objeções, mesmo que o seu cliente não fale para você.

Afinal, a chave de uma negociação está em fazer o cliente perceber que ele tem uma necessidade insconsciente.

E aqui, você vai descobrir 5 sinais que podem aumentar as suas chances de realizar uma venda ou fechar um contrato. 

Mas antes você precisa entender que a linguagem corporal vem da observação do comportamento do outro.

Se você está realizando uma negociação, saber identificar e reagir a esses comportamentos lhe dará vantagem sobre o seu cliente. 

Então vamos aos sinais que serão um divisor de águas no seu sucesso.

5 Sinais que você precisa saber sobre Linguagem Corporal.

1º Observe o Movimento dos Olhos.

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Vamos começar com a parte do corpo que mais revela a verdade. Preste atenção nesses exemplos.

Imagine que durante uma negociação, o seu cliente olha para o canto superior direito. Se você não tiver a habilidade de leitura corporal, com certeza esse movimento passará despercebido. 

Mas com essa habilidade, automaticamente você sabe que essa pessoa está criando uma imagem mental, imaginando como seria ter o seu produto. O que significa que você está em vantagem.

Agora, pense que esse mesmo cliente está olhando para o canto esquerdo inferior, automaticamente você vai identificar a existência de um diálogo interno.

Neste caso, sinal de alerta.

Ele pode estar se questionando se o produto vale ou não a pena.

Os olhos são as portas secretas que nos fornecem muitas informações sobre o processo de venda. 

E agora você deve estar se perguntando: mas e quando existe uma distância que impede de ver os olhos do cliente? 

Existe um outro sinal importante, que você vai saber agora.

2º Observe a Distância entre Vocês.

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Saber interpretar a distância ideal entre você e o seu cliente, vai facilitar muito a negociação. 

Afinal, como dito anteriormente, mais de 50% da comunicação é realizada por meio da linguagem corporal. E saber interpretar esses sinais, diz muito sobre a real intenção de compra. 

A distância entre vocês, os gestos que se utilizam na conversa, tudo demonstra se a comunicação está ou não favorável.

Quando existe uma distância “maior”, pode significar que ele não está interessada no que você tem a dizer. Mas não significa que tudo está perdido. 

Isso indica que precisa criar formas de aproximação. Nesse caso é importante que você saiba como estabelecer Rapport, observe o seu tom de voz, a velocidade com que está se comunicando. 

Enfim, é sinal de atenção mas não de desespero. 

Se conforme for desenvolvendo a sua apresentação o cliente for se aproximando significa que ele está respondendo positivamente ao que você está dizendo.

O toque físico.

O toque físico também dá pistas importantes, entender esses sinais pode ser a diferença entre desastre e conexão. 

Por exemplo:

  • Um toque pode ser ofensivo, como uma mão no joelho da sua colega em uma reunião de negócios, mas pode ser reconfortante como uma mão no ombro após ouvir uma notícia triste. 

E essa percepção não se aplica apenas a situações presenciais.

Cada vez mais reuniões acontecem virtualmente. E você pode aprender muito com suas observações. Se o cliente está olhando para o chão durante a reunião, pode significar que ele está desinteressado. 

Nesse caso você precisa urgentemente mudar o que está falando para conseguir sua atenção de volta ou vai perder o negócio.

Então, quando prestamos atenção a nossa linguagem corporal e a dos clientes, passamos a ter maior controle sobre as situações, pois conseguimos identificar sinais de abertura, de tédio, de atração ou de discordância e agir de forma adequada aos nossos objetivos.

Importante: O sinal precisa estar congruente com o contexto da situação.

Por exemplo: Não é porque o seu cliente coçou o olho que ele está mentindo, pode ser que foi apenas coceira.

Agora, se você fez uma pergunta especificadora e o contexto indica que o cliente quer “desviar”, levando a mão ao olho, aí sim pode indicar um sinal de incongruência.

3º Seu Cliente Espelhando Você.

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Quando em uma conversa você percebe que o outro está realizando os mesmos gestos que o seu, essa pessoa está tentando estabelecer vínculo.

Isso é algo que você também pode fazer nas negociações, como forma de se conectar com o outro. 

Por exemplo: quando você está negociando em uma reunião, e a outra pessoa oferece um café, você pode aceitar, mesmo que não vá tomá-lo, isso fará com que o outro inconscientemente mantenha uma conexão de empatia com você. 

Mas cabe aqui um alerta: tome cuidado para não fazer isso de forma muito óbvia. 

4º O Movimento do Braço tem Muito para Te Dizer.

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O 4º sinal é algo muito comum, e por isso muito fácil de ser identificado e interpretado. 

Se o cliente está de braços cruzados durante todo o tempo, isso pode significar que ele está resistindo ao que você está falando. 

Agora se os braços estiverem abertos, inclinando-se ou colocando as mãos no queixo, você está sendo ouvido com atenção..

Outro detalhe, se perceber que o outro está batendo os dedos em alguma superfície ou partes do corpo isso é um excelente sinal, o toque pode significar que ele está considerando seriamente a sua oferta. 

Importante saber que, braços cruzados podem ser apenas descanso. 

Na dúvida, você pode fazer uma pergunta que direciona ao fechamento, se a expressão do cliente for de retração e os braços se mantiverem fechados, aí sim, aumenta as chances de falta de interesse.

5º Posições da Perna e do Joelho na Linguagem Corporal.

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Em uma negociação, preste atenção na posição do joelho, se eles estiverem voltados em sua direção, significa que existe um interesse ​​no que você está dizendo. 

Esse é um ótimo sinal. 

Mas se os joelhos e pés estiverem apontados para a saída, significa que é a hora de parar de falar.

A Linguagem Corporal de uma pessoa é como as legendas de um filme, adicionando mais informações ao que está ouvindo.

Agora, vale aqui um desafio, em sua próxima conversa, profissional ou pessoal, observe esses sinais e veja o que eles dizem para você.

Você já conhecia o poder da linguagem corporal? 

Existem outros sinais que você deseja saber? 

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Forte abraço e até a próxima.