Nicho de Mercado: 5 princípios para escolher um lucrativo

Tempo de leitura: 14 minutos

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A maior dúvida de quem quer começar a faturar em negócios online é sobre qual nicho de mercado escolher.

A verdade é que escolher de maneira inteligente é o principal ponto para você realmente começar a lucrar.

Isso porque ao escolher seu nicho, você desenvolve certa especialização no que desejar seguir. 

Na internet, quem escreve ou produz para todo mundo não produz para ninguém.

Desta maneira, não importa se seu negócio é um site ou se você é um afiliado, direcionar seu conteúdo é essencial.

Porém, uma das principais dúvidas de quem está começando é:

Como escolher o melhor nicho e o mais rentável?

Bom, se você for iniciante, suas chances de acertar de primeira reduzem bastante, principalmente por conta da sua paixão por um determinado assunto ou área. 

No marketing digital o que mais vemos são pessoas que iniciam um blog falando sobre algo que as interessam, mas que acabam desistindo ao perceber que não estão tendo o retorno que desejavam.

Então como decidir meu nicho de atuação, senão ser por algo que me atrai?

Simples, utilizando 4 fatores estratégicos que foram levados em conta pelos grandes players quando começaram:

  • Potencial de interesse do público-alvo
  • Potencial de programas de afiliados
  • Networking pessoal e profissional
  • Pesquisa de palavra chave

Agora vamos abordar um por um e te ajudar a escolher o seu nicho de mercado ideal.

#1. Potencial de interesse do público alvo.

O primeiro ponto a ser levado em consideração é qual é o objetivo do seu blog

Se for gerar uma renda passiva em alguns meses, você precisa entender qual é o potencial de geração de receita vinda do público que deseja atingir.

Para isso, você precisa saber que ao começar seu blog irá ajudar pessoas a resolver um ou mais problemas, sendo que em alguns ela estará disposta a gastar dinheiro para resolver.

  • É sempre bom conversar com a sua audiência.

Você precisa entender completamente o seu público para oferecer exatamente o que ele precisa.

Uma boa sugestão, já que você precisará conhecer bem o seu público, é escolher pessoas para atingir que sejam parecidas com você.

E para exemplificar, vou te explicar um pouco do meu processo.

Hoje, meu público alvo é: 

  • Pessoas de 25-34 anos.
  • Trabalham 5 dias por semana, mas querem escapar da rotina.
  • Buscam independência financeira e liberdade geográfica.
  • Têm o desejo de passar mais tempo com a família e amigos.
  • Que não tem medo de pôr a mão na massa.
  • Pessoas espertas e proativas.
  • Desejam ter uma renda automática por meio de um negócio online.

Muito provavelmente você se encaixa em todos ou na maior parte destas características. 

E talvez, você está lendo meus conteúdos e pensando que sente que foram escritos especialmente para você.

E posso te dizer que sim, porque há alguns anos atrás eu era exatamente esta pessoa, que ansiava por ter um negócio online que me permitiria viver de renda residual e obter o “controle” da minha vida.

E o que facilitou eu decidir também por esse nicho de mercado, foi porque conversava com pessoas próximas e que também desejavam a mesma coisa. 

Foi desta forma que entendi o que realmente é o potencial de interesse do público alvo.

Assim como eu, estavam dispostos a investir tempo e dinheiro para dar o primeiro passo e resolver esta necessidade que estávamos sentindo.

Também ajudou o fato de que o nicho de mercado Marketing é um dos mais lucrativos, com 21% dos blogs gerando receita de mais de $ 2.000 dólares (em média R$ 10.000 reais) por mês, segundo a pesquisa do successunscrambled.com

Outros nichos de mercado que ganham mais dinheiro:

  • Alimentação
  • Viagens
  • Finanças Pessoais/Dinheiro
  • Maternidade
  • Estilo de Vida/Lifestyle

É importante que você escolha uma área de atuação que além de te agradar, seja lucrativa e seja uma ponte entre você e sua audiência.

A dica é escolher um público com quem você saiba interagir e consiga alcançar. 

Sendo assim, você terá uma boa relação com seus clientes e ainda fará o que gosta.

Agora, vamos entender como ganhar dinheiro de verdade com seu site ou blog utilizando o potencial de interesse do público alvo.

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  • Saber cobrar pelos seus serviços.

Continuando no exemplo do nicho de marketing digital, muito provavelmente seus conteúdos serão direcionados para iniciantes da área, profissionais que querem migrar ou se especializar em um assunto ou até curiosos por dicas e guias de um processo específico.

Só aqui temos 3 tipos de leitores, que vão demandar conteúdos com abordagens diferentes e estratégias de vendas distintas;

Na internet, ter um funil de vendas é essencial por isso. 

Digamos que você inicie com um funil simples:

  • Você fará um conteúdo para topo de funil falando sobre Como aumentar as visitas no meu blog, para chamar a atenção de pessoas interessadas no assunto.
  • Logo depois, você criará um Checklist para um Blog de Sucesso, onde o visitante deixará o email para ter acesso.
  • Para auxiliar na monetização, você inclui alguns links de afiliados de produtos que têm relação com seu conteúdo.
  • Você também oferecerá um mini-treinamento pago para levar seu leitor “Dos 0 aos primeiros R$ 3.000,00 de faturamento com o seu Blog” e que custará R$37,00.

Esta é uma abordagem utilizada por muitos dos iniciantes e é bem efetiva a médio e longo prazo. 

No exemplo, o ticket do produto é baixo e bem popular, mas para conseguir um faturamento ideal, seria necessário um volume grande de vendas e uma taxa de conversão acima da média.

  • Entendendo a taxa de conversão.

A taxa de conversão mede a relação entre visitantes mensais do seu blog/site em leads e/ou clientes.

Se, por exemplo, você tem 1000 visitantes por mês e 10 vendas, sua taxa de conversão será de 1%.

A depender do seu nicho, essa taxa pode variar muito. 

No entanto, se você sabe que fará 10 vendas em um mês, o valor do seu produto não pode jamais ser de R$37,00.

Dessa forma, a conta não fechará e você não conseguiria nem sustentar o seu blog.

Não é todo nicho de mercado que te possibilita fazer vendas a preços tão baixos. Alguns, irão depender prioritariamente do público que você escolher e da sua estratégia de vendas. 

Mas você pode mudar totalmente o patamar do seu faturamento alterando seu público alvo de pessoas físicas para empresas. 

Com este ajuste simples, você poderá manter toda sua estrutura de conteúdo e funil de vendas adaptando a linguagem e abordagem dos temas.  

Outro ajuste interessante pode ser utilizar o mini-treinamento como uma isca de leads, nutrir este lead com mais artigos de valor e oferecer uma consultoria completa por R$ 10.000,00 para quem adquiriu o treinamento. 

É possível! Cobrar este valor pode ser mais fácil do que imagina, uma vez que você tenha autoridade e relevância.

A dica principal aqui é sempre analisar qual estratégia será necessária para atingir seu público e trabalhar para torná-la lucrativa.

#2. Encontrar e investir em marketing de afiliados.

Uma forma inteligente de gerar uma boa renda passiva é escolhendo um nicho de mercado com um ótimo potencial em programas de afiliados.

Uma pesquisa recente do Digital Marketing Institute mostrou que 49% dos consumidores consideram avaliações e recomendações de influenciadores antes de comprarem algo. 

Sendo um afiliado, você vai recomendar produtos e serviços de outras empresas e receber uma comissão por cada venda. 

E o processo é simples uma vez que a maior parte das grandes empresas têm seus próprios programas de afiliados, o que traz mais segurança e credibilidade para você começar.

Após se cadastrar e ser aprovado nestes processos, você receberá links exclusivos que serão adicionados a qualquer texto do seu blog. 

Quando um usuário clica neste link, um cookie será armazenado em seu aparelho. Se ele comprar dentro da duração do cookie, a venda será destinada a você – geralmente um cookie dura entre 30 e 90 dias.

Agora, é importante lembrar… 

Não existe fórmula secreta, mas sim uma lógica lucrativa e eficiente que te ajudará a escalar seus resultados.

Para ganhar dinheiro com blog em 2021 utilizando o marketing de afiliados você terá que implementar SEO para rankear nas primeiras posições dos motores de buscas e utilizar palavras-chave estratégicas para seu mercado.

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Vou te explicar rapidamente considerando ainda o nicho de mercado de marketing digital. 

Digamos que você consiga se afiliar com uma grande ferramenta de email marketing, como o Active Campaign por exemplo.

Quando seu usuário estiver decidindo qual ferramenta utilizar, ele muito provavelmente fará uma busca de qual a melhor ferramenta de email marketing. 

Isso vai acontecer porque o usuário quer encontrar uma avaliação, recomendação e até comparativo entre as ferramentas, para ter certeza de que fará o melhor negócio possível.

Se você pesquisar no Google, perceberá que os primeiros resultados orgânicos serão de blogs afiliados, que estão utilizando seus links através do conteúdo que aborda com propriedade aquele tema.

E ganhando muito dinheiro com isso, se estiverem bem posicionados nas buscas.

Observando os nichos de mercado, existem alguns que se mostram com mais potencial de serem lucrativos com o marketing de afiliados. 

São eles: finanças, tecnologia, viagens, negócios e marketing.

Mas não se prenda apenas a estes. Procure e entenda se o seu blog tem este potencial.

Essa é uma excelente ideia para que você ganhe dinheiro sem precisar de muito investimento. Não se esqueça de considerar isso no momento de escolher seu nicho.

#3. O seu networking vai acelerar o seu negócio.

O mais importante para que você consiga boas parcerias e afiliações é possuir uma boa rede de contatos. 

Para se ter uma ideia, os sites com o melhor rankeamento no mecanismo de busca, são os que têm as melhores oportunidades de vendas. 

Por isso é importante fazer guestposts, eles aumentam muito a autoridade do seu site. 

Para fazer um guest post, é necessário conhecer alguém que tenha um site do mesmo nicho que o seu. Além disso, é importante oferecer sempre um conteúdo com boa qualidade e interessante.

Assim, construir uma boa reputação é essencial para turbinar seus negócios. 

Por isso é interessante entrar em redes sociais voltadas para o âmbito profissional e fazer conexões com pessoas influentes do seu nicho.

Mostre-se como uma pessoa útil para contribuir com o conteúdo que tiver a oferecer.

Assim, será muito mais fácil conseguir parcerias e contribuir mutuamente para ganhar maior visibilidade com seu blog, e aumentar sua renda.

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#4. Pesquisa de palavra-chave.

A pesquisa de palavras chave é fundamental para escolher seu nicho de mercado. 

Ela irá ditar se o nicho que você está trabalhando é relevante para as pessoas ou não.

Por isso, antes de tomar qualquer atitude e iniciar uma nova atividade em seu negócio, busque pelos termos que estão sendo considerados no google. 

Afinal, as pessoas estão buscando coisas sobre as quais você quer escrever?

Seu conteúdo pode ter uma qualidade imensa, um SEO bem aplicado e até mesmo ter alguns anúncios em seu site. 

No entanto, se o seu nicho de mercado não corresponder à uma palavra chave estratégica, o negócio simplesmente não terá público para atingir.

O lado positivo é que você pode utilizar ferramentas de SEO para te ajudar a descobrir como atingir o sucesso com as palavras-chave certas para seu nicho de mercado.

Com ferramentas como SEMRush e Ahrefs, você pode analisar cada keyword, principalmente pelas 3 métricas mais relevantes, sendo elas:

  • Volume de pesquisa mensal: quantas vezes uma palavra-chave é pesquisada em um determinado mês.
  • Dificuldade para rankear: em uma escala de 0 a 100, qual é a dificuldade de classificação para aquela palavra-chave com base na concorrência.
  • O custo médio por clique (CPC): é quanto vale a palavra-chave se você criar um anúncio PPC para ela e pagar pelo clique. É um bom indicador do valor da palavra-chave. 

Seu foco deve ser em encontrar dois tipos de palavra-chave certeiras para alavancar o SEO do seu site:

1. Palavras chave com volume médio de buscas, baixa concorrência e CPC alto.

Para esta parte, procure por palavras-chave com as seguintes especificações:

  • Volume de buscas mensais entre 5.000 e 20.000 
  • Dificuldade de palavra-chave abaixo de 25
  • CPC alto (ex: R$ 22,00)

Qual o motivo destas especificações?

Se a dificuldade de uma palavra-chave é baixa, não será tão difícil rankear-lá nas 1ª posições do Google, desde que seja aplicado o SEO de forma certa.

Estando na primeira posição, você poderá receber mais de 33% do tráfego vindo por esta Keyword. 

Mesmo que o volume de buscas seja pequeno – 4.000 mensal, se você estiver na 1ª posição já poderá garantir +1.300 visitantes no mês.

Já se o CPC estiver alto, significa que este termo de pesquisa é extremamente valioso e com alta intenção de procura.

Com estas palavras-chave em mãos, você fará a maior parte das suas postagens em cima delas. Como resultado, verá que serão estas postagens que trarão o maior fluxo de receita.

Dica: Experimente utilizar termos do tipo “como fazer” e “melhor” para atrair ainda mais visitantes para seu site.

2. Palavras chave com volume e concorrências altas.

Este segundo tipo de palavras chave podem gerar bastante tráfego para seu site, mas são mais difíceis de serem monetizadas. 

Para esta palavras-chave, você irá procurar pelas especificações abaixo :

  • Volume de buscas mensais acima de 20.000 
  • Dificuldade de palavra-chave abaixo de 40
  • CPC baixo (ex: R$ 2,00)

Qual o motivo destas especificações?

Se a dificuldade de uma palavra-chave é alta, você terá bastante trabalho para conseguir rankear no topo. 

Isso ocorre porque são palavras mais amplas, sem uma intenção clara de busca.

Porém, se chegar às primeiras posições, o número de visitas crescerá de forma absurda. 

Já a qualidade e assertividade do público com o conteúdo, poderá ser mais genérica.

Nesse caso, como o CPC será baixo e a intenção de pesquisa é mais vaga, fica mais difícil rankear e monetizar. 

Porém, como ressaltei acima, são estas as palavras-chave que aumentarão o tráfego do site e farão com que eles cheguem aos conteúdos de maior receita. 

Com estas palavras-chave, você vai construir os pilares do seu site!

Estes pilares serão 5 a 10 postagens mais completas e relevantes do seu site e que serão de grande valor para sua audiência. 

Para ter acesso, o seu lead terá que deixar um email, por exemplo.

Assim, você cria uma lista de pessoas realmente interessadas no que você tem a escrever.

Os pilares podem ser:

  • Guias
  • Ebooks
  • Checklists
  • Webinars

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E então, já pensou em um bom termo de busca para definir seu nicho de uma vez por todas?

Escreva sempre sobre o que achar que irá contribuir para resolver os problemas de seu público.

Não há fórmula mágica, é importante somente que você tenha a agregar.

Ferramentas de SEO para pesquisar keywords.

Resumindo o que você precisa para escolher seu nicho.

Seu nicho precisa ter um público interessado e com potencial em pagar pela solução do seu problema, programas de afiliados com altas comissões, ter uma boa rede de contatos para acelerar o crescimento e pesquisa de palavras-chaves estratégicas.

Escolhendo um nicho lucrativo, você vai economizar muito tempo e energia.

Este planejamento inicial é uma das etapas mais importantes para criar um blog de sucesso.